.

.

terça-feira, 10 de maio de 2011

O   SANTO   GRAAL

Conta uma lenda que,certa vez,um rei muito poderoso,mas muito religioso,desejou possuir o Santo Graal - o cálice sagrado.
Dispôs da sua vida para poder se ausentar por tempo indeterminado e saiu, em peregrinação, em busca do objeto de sua adoração.
Percorreu varios paízes,permanecendo neles durante vários meses, indagando onde poderia encontrar o que buscava com tanta ansiedade.
Como levava muito dinheiro, cada país o retinha por muito tempo, afirmando que ali encontraria o objeto de sua procura.
Tudo em vão. O tempo passou, seu dinheiro acabou e, avizinhando-se a velhice, resolveu ele voltar para seu país.
Desalentado,cansado e sem dinheiro,trazia no seu bornal apenas uma fatia de pão velho.
Ao se aproximar do palácio onde havia reinado, deparou com um ancião sentado e ja muito curvo, à sombra de uma árvore. Parecia um mendigo faminto e sedento, sem forças para se levantar. Perto corria um riacho.
O rei, compadecido do estado daquele velho homen, sentou-se ao seu lado, dividiu com ele o pão, e com as mãos em forma de concha, foi apanhando agua e dando de beber ao pobre homen. Comeu sua fatia de pão e tambem saciou a sede.


Acomodou-se ao lado do pobre homen e permaneceu em silêncio. Passados os primeiris momentos,o velho com voz grave e solene, voltando-se para o rei, disse-lhe: Fostes tão longe ,gastaste todo dinheiro que possuias, envelhecesteem busca do Santo Graal, quando ele estava dentro de ti mesmo, filho!
                                                                         
Vemos nesta lenda que aquilo que colocamos tão distante de nós - o amor - simbolizando o Santo Graal esta guardado dentro de nós, sem que o percebamos. peregrinamos por toda parte em busca de conhecimentos, complicamos a simplicidade dos ensinamentos de Jesus, que nos disse simplismente: Amai-vos uns aos outros tanto quanto vos amei.

Quando estivermos preparados para pôr em execução esse unico mandamento, estaremos de posse do Santo Graal, que sepultamos no mais profundo do nosso ser. No dia que fizermos essa descoberta e começarmos a nos interessar por todos os que estão ´próximos de nós, mendigos e famintos, não só do pão do corpo, mas muito mais do pão do espírito, nesse dia teremos realmente entrado em comunhão com Deus. Será o encontro do rei mendigo com o mendigo rei,e teremos descoberto a verdadeira mensagem vida.

                                                                     Cenyra  Pinto
                                        desencarnada  em   16 de setembro de 1996 , no Rio  de Janeiro.

Nenhum comentário: