.

.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

HIPOCONDRÍSMO




HIPOCONDRIA - ( DR. ROBERTO  ROMANO)

A hipocondria é uma doença de convicção. É o medo obsessivo de estar doente. Popularmente conhecida como “mania de doença”, a pessoa imagina e vivencia a presença constante de um mal que não existe na realidade. Mesmo com exames de consulta, laboratório, RX, etc., a pessoa não aceita o diagnóstico de que está em condições saudáveis.
Acomete de 1 a 6% da população em geral, até 15% de certas populações de idosos e cerca de 5% dos freqüentadores de consultórios.
Há interpretações errôneas dos sintomas. Preocupação excessiva e sem fundamento. Valoriza-se demais qualquer manifestação do corpo. Para muitos a doença acabará com sua vida.
Hipocondríacos conhecem bem várias doenças, seus sintomas, bulas e tratamentos. Trocam de médicos constantemente e sempre trazem consigo pastas enormes de exames. Insistem e sofrem com o mal imaginário. Contudo, o problema está no pensamento e quando dura mais de seis meses, já se diagnostica a hipocondria. Noutras situações, mais passageiras, há traços do problema, condição muito mais comum. Alimentada pelas informações da internet está surgindo a “cibercondria”: o doente imaginário culto amplia suas fontes de informação.
Outro aspecto da doença: doentes reais do físico, em formas leves, aumentam exageradamente seus sintomas e queixas. É o caso da pessoa que tem artrite e não quer mais andar ou do cardíaco que exagera na manifestação de falta de ar. Essas simulações podem ser conscientes ou não.
Ainda não se conhecem bem as primeiras causas da hipocondria. Mas, a seguir tem-se uma relação de alguns fatores e associações de risco:
a) Educação superprotetora criando dependentes e necessitados de atenção persistente.
b) Contato com outros doentes, geralmente graves, ou com a morte de pessoa conhecida. Exemplos são: o medo de estar com câncer (oncofobia), mania do estudante de saúde de estar com a doença que está sendo diagnosticada.
c) Diminuição da auto-estima. Personalidade metódica.
d) Sentimentos de culpa ou visão da doença como punição.
e) Negativismo, pessimismo, baixo astral, depressão, ansiedade, sofrimento antecipado, preocupação com tudo.
f) Psicose com delírios e mania de perseguição (dentro de si).
g) Transtorno obsessivo compulsivo (TOC).
h) Medo exagerado (pânico).
i) Influências genéticas, familiares, sociais e auto-obsessão.
Hipocondríacos têm dificuldade de relacionamento familiar e social pela insistência das queixas e irritação por se considerarem mal compreendidos. Sofrem mais que o normal, pois valorizam a dor mais banal. Toda semana, 80% das pessoas comuns têm sintomas de algum problema, sem significar doença.
Hipocondríacos têm dificuldade de relacionamento familiar e social pela insistência das queixas e irritação por se considerarem mal compreendidos. Sofrem mais que o normal, pois valorizam a dor mais banal. Toda semana, 80% das pessoas comuns têm sintomas de algum problema, sem significar doença.
Hipocondríacos respondem mal a tratamentos como exercícios, psicoterapia ou drogas para ansiedade e depressão. São casos crônicos: 10% se curam, 70% têm recorrências e 20% tem a vida sofrida continuamente. Estes pacientes são um grande desafio para os médicos gerais ainda despreparados para lidar com o assunto. Psiquiatras são os mais indicados.
Posições extremas são sempre perigosas. Hipocondríacos podem ser operados ou medicados sem necessidade, por tanta queixa. E pessoas que nunca se acham doentes podem estar perdendo a chance de cura se o diagnóstico fosse mais precoce. Equilíbrio sempre é a melhor opção.
Receita mais certa: emoção com razão!

A espiritualidade vem ao auxilio dos irmãos através de tratamentos espirituais realizados nas casas espíritas, tais como: passes magnéticos, passes isolados, desobsessões ..., com o intuito de auxílio, sem jamais passar por cima da classe médica e dos tratamentos alopáticos, o ideal ao diagnosticar o problema é procurar um especialista na área médica , os tratamentos espíritas colaboram na cura mental do enfermo, mas convém lembrar aos irmãos que se faz necessário uma autoanálise dos valores de cada um, pois somente com uma reforma intima e moral  o tratamento alcançará o exito necessário para a sua melhora.

A prece é uma das melhores formas de começar essa reforma, pois, uma prece realizada com fé , sendo formulada no fundo do coração, sem dúvida alguma trará ótimos efeitos ao ser humano , tocará seu subconsciente e chegará á espiritualidade onde receberá os recursos necessários e disponíveis.

Espero mais uma vez ter contribuído para um melhor esclarecimento aos meus irmãos, sendo esse um assunto difícil de ser abordado, pois quem não conhece um hipocondríaco ou até mesmo convive com ele (a).


                                                                                    ABRAÇOS FRATERNOS


                                                                                              O   AUTOR



                                                                                                         








Nenhum comentário: