.

.

terça-feira, 17 de junho de 2014

O MORALISTA DE CUECA




                                         O MORALISTA DE CUECA
                                              Por Josimar Fracassi


Moralista de Cueca ou Falso Moralista, definição: Alguém que prega, aponta o dedo em direção ao próximo, julga,condena e dá lições de moral sem ter a menor moral para isso; Foi o que me veio na cabeça assim de improviso, porque é muito difícil falar sobre o assunto, nem na web se encontra dados suficientes para uma boa pesquisa, experimente - digite: Moralista de cuecas e veras o que aparece, nada ou quase nada, só alguma coisa sobre uma certa cuequinha de um certo partido politico,alguns conceitos filosóficos sobre o assunto e mais nada, deve ser porque as pessoas não gostam muito de falar sobre o assunto, principalmente quando pode comprometer grande parcela da sociedade senão a sua totalidade.

A minha irmã foi quem me chamou a atenção para o assunto, não sei se foi indireta, mas, enfim; Raciocinem comigo: Eu tenho esse blog onde semanalmente tento passar aos irmãos mensagens de afeto e carinho, contos, histórias, palavras de otimismo para “aqueles” momentos tão difíceis em nossas vidas, então, como pode  uma pessoa tão cheia de defeitos como eu desempenhar um papel como esse, Minha irmã estava certa.
 - “Pirei... Sou um Moralista de Cuecas”, estou psicologicamente abalado... Vou ter que fazer tratamento com um Psicólogo.

Brincadeira á parte, agora vamos falar sério; Quem nesse mundo tem moral para apontar, julgar ou condenar alguém? Lembrem-se do Cristo: “Que atire a primeira pedra quem ainda não pecou”, e o que mais encontramos em nossa sociedade são “juízes” prestes a julgar e condenar sem olhar para o próprio rabo; Quem nesse mundo é tão correto que pode dar lições de moral em alguém? Respondo: ninguém.

Já dizia a minha avó: “Pau que nasce torto... Morre torto”; Acredito!... assim é o ser humano que  na minha opinião jamais sofrerá qualquer tipo de transformação em sua essência (espírito), essa história de que fulano mudou... Entrou para essa ou aquela religião e se transformou... Tenham certeza os irmãos que isso é "história para boi dormir" que por traz dessa ou daquela transformação existe algum tipo de vantagem, o homem não muda,,, Mas pode melhorar como ser humano.

 O ser humano em sua escalada evolutiva “Melhora Moralmente”, e tem direito de buscar essa melhoria moral todos os dias da sua passagem terrena é para isso que estamos aqui; O Homem não muda, mas pode melhorar e melhora, ´só depende de cada um.

O Homem é aquilo que pensa, assim diz Kardec; Portanto através de bons pensamentos ou os melhores que possa  ter e disposição para realmente melhorar moralmente o homem melhora,  e o mundo, a sociedade vai se transformando, vai se dividindo entre bons e não muito bons, solidários e não muito solidários e entre afetos e desafetos, todos com a sua verdade, correndo o risco de vez em quando fazerem papel de Moralistas de plantão.

Falar em moral, justiças e verdades é muito complicado, pois assim como uma moeda tem dois lados , toda história tem mais de uma versão e toda verdade pode ter varias interpretações depende o ponto de vista de cada um, o que é verdadeiro para mim pode não ser para o meu próximo,e, é assim que surgem os falsos moralistas ou "Moralistas de Cueca" como popularmente são conhecidos e as sua mais extravagantes lições dessa falsa moral, chegando ao ridículo de se acharem donos da verdade e o que é pior, muitas vezes se deixando  acreditar por elas.

Realmente cheguei a conclusão de que não sou um Moralista de Cueca, pois alem de ainda ter "censo de ti fraga", também tento no meu dia á dia aprender ao máximo com tudo que a vida me coloca pelo caminho; Sem falar do que já aprendi pela dor, sim, pois “Pelo amor ou pela dor”,assim se faz o aprendizado; E, eu, esperto como só,  adivinhem qual foi a minha opção? Sim meus irmãos, com a dor; Mas não me arrependo, sabendo aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Criador se aprende bem mais.

Cada postagem minha no meu Blog tento contribuir com os irmãos e é claro também de levar atenuantes para a hora do encontro" meu comigo mesmo", eu e minha consciência “Juiz supremo da minha existência”, momento esse de que ninguém escapa, nem pretos nem brancos, ricos nem pobres,nem incrédulos nem tementes a Deus, distribuídos pelas mais variadas classes sociais,  e que por muitos é conhecido por “julgamento final”; mas também aprendo muito com os irmãos através dos seus comentários,pois assim se faz a existência," uns aprendendo com os outros".

Espero mais uma vez ter contribuído com os meus irmãos abordando o assunto, e que venham muitos mais textos , pois, o que não faltam  nos dias atuais são MORALISTAS DE CUECA.

                                                        Abraços Fraternos


                                                            O  AUTOR






Nenhum comentário: