.

.

terça-feira, 12 de junho de 2012

QUE RUMO O SER HUMANO ESTA TOMANDO NA TERRA ?




Que rumo que o ser humano esta tomando na terra??

Sopa de pedras


Pedro Malasarte era um cara danado de esperto e estava com muita fome. Um dia ele es­tava ouvindo a conversa do pessoal na porta da venda. Os matutos fa­lavam de uma velha avarenta que morava num sítio pros lados do rio Cada um contava um caso pior que o outro:— A velha é unha-de-fome Não dá comida nem pros cachor­ros que guardam a casa dela — dizia um.— Quando chega alguém pro almoço, ela conta os grãos de feijão pra pôr no prato. Verdade! Quem me contou foi o Chico Carreteiro, que não mente — afirmava outro.— Eta velha pão-duro! — comentava um terceiro. — Dali não sai nada. Ela não dá nem bom-dia.O Pedro Malasarte ouvindo. Ouvindo e matutando. Daí a pouco entrou na conversa:— Querem apostar que pra mim ela vai dar uma porção de coisas, e de boa vontade?
— Tu tá é doido! — disseram todos — Aquela velha avarenta não dá nem risada!
— Pois, aposto que pra mim ela vai dar, porque estou com muita fome e não tenho dinheiro para comprar comida — insistiu o Pedro. — Quanto vocês apostam? A turma apostou alto, na certeza de ganhar. Mas o Pedro Malasar-te, muito matreiro, já tinha bolado um plano na cabeça. Juntou umas roupas, umas panelas, um fogãozinho, amarrou a trouxa e se mandou pra casa da velha. Era meio longe, mas pra ganhar aposta o Malasarte não tinha preguiça. -O Pedro foi chegando, foi arranchando, ali bem perto da porteira do sítio da velha. Esperou um tempo pra ser notado. Quando viu que a velha já tinha reparado nele, armou o fogãozinho, botou a panela em cima, cheia de água, e acendeu o fogo. E ficou o dia inteiro cozinhando água. A velha, lá da casa, só espiando. E a panela fumegando. E o Pedro atiçando o fogo.. [...]Até que ela não conseguiu mais se segurar de curiosidade. Saiu e veio negaceando, olhar de perto. O Pedro pensou: "É hoje!".Catou umas pedras no chão, lavou bem e jogou dentro da pane­la. E ficou atiçando o fogo pra ferver mais depressa. A velha não se conteve:— Oi, moço, tá cozinhando pedra?— Ora, pois sim senhora, dona! — res­pondeu o Pedro. — Vou fazer uma sopa.— Sopa de pedra? — perguntou a velha com uma careta. — Essa não, seu moço! Onde já se viu isso?— Pois garanto que dá uma sopa pra lá de boa.— Demora muito pra cozinhar? — perguntou a velha ainda duvidando.— Demora um bocado.— E dá pra comer?— Claro, dona! Então eu ia perder tempo à toa? A velha olhava as pedras, olhava pro Pedro. E ele atiçando o fogo, e a panela fervendo. A velha meio incrédula, meio acreditando.— É gostosa, essa sopa? — perguntou ela depois de um tempo.— É — respondeu o Malasarte. — Mas fica mais gostosa se a gente puser um temperinho.— Por isso não — disse a velha. — Eu vou buscar. Foi e trouxe cebola, cheiro-verde, sal com alho.— Tomate a senhora não tem? — perguntou o Pedro. A velha foi buscar e voltou com três, bem maduros. Pedro botou tudo dentro da panela, junto com as pedras. E atiçou o fogo.— Vai ficar bem gostosa — disse ele. — Mas se a gente tivesse um courinho de porco...— Pois eu tenho lá em casa — disse a velha. E foi buscar. Couro na panela, lenha no fogo, a velha sentada espiando. Daí a pouco ela perguntou:— Não precisa pôr mais nada?— Até que ficava mais suculenta se a gente pusesse umas batatas, um pouco de macarrão...A velha já estava com vontade de tomar a sopa, e perguntou:— Quando ficar pronta, posso provar um pouco?— Claro, dona!Aí ela foi e trouxe o macarrão e as batatas. Malasarte atiçou o fogo, pró macarrão cozinhar depressa.
Daí a pouco a velha já estava com água na boca!
- Hum, a sopa ta cheirando gostosa! Será que as pedras já amoleceram?  Em vez de responder, o Pedro perguntou: — A senhora não tem uma linguicinha no fumeiro? Ia ficar tão bom...Lá foi a velha de novo buscar a linguiça.
Cozinha que cozinha, a sopa ficou pron­ta. Malasarte então pediu dois pratos e talhe­res, a velha trouxe. O Pedro encheu os pratos, deu um pra ela. Separou as pedras e jogou no mato.— Ué, moço, não vai comer as pedras?— Tá doido! — respondeu o Malasarte. — Eu lá tenho dente de ferro pra comer as pedras?
Gentileza gera gentileza!!

Queridos e amados irmãos, “Sopa de Pedras” é somente um conta que ilustra como o todo o ser humano é capaz de ajudar o próximo. No mundo atual infelizmente esquecemos de amar e ajudar nossos irmãos na Terra e só nos preocupamos com o nosso próprio umbigo, ficamos girando em torno apenas dos nossos problemas, nossas contas para pagar, nossos problemas de família e trabalho, não somos capaz de olhar ao próximo ao lado e lhe oferecer um copo de água que seja.

Na maioria das vezes pequenos gestos do companheirismo podem matar a fome de alguém, aliviar a dor com algum remédio ou curativo, matar a sede ou até oferecer um abrigo para se aquecer no frio. Porque corremos tanto com os nossos problemas e não temos nem um momento para olhar para o lado e ver que tem “um irmão” que está sofrendo muito mais do que nós e com uma pequena ajuda poderia ficar muito melhor??

Será que se ajudássemos o pouco que fosse, cada um como pode, não teríamos um mundo melhor, não existiria menos fome, menos frio, menos violência no mundo??? Será que a educação e o amor ao próximo não podem ajudar a mudar o mundo?? Se cada um fizer sua parte tenho certeza que teremos um amanhã melhor e com menos sofrimento, pois você já tentou ajudar alguém? Se não tentou tente, pois é mais gratificante para nós que vimos à alegria do nosso irmão sendo acolhido, do que para ele mesmo. Tente, experimente, não vai lhe fazer falta e com certeza fará muita falta se você não ajudar.

 Porque diz-se que o Espiritismo é a Terceira Revelação?O Espiritismo é a Terceira Revelação de Deus aos homens. Antes dela vieram a Primeira, com Moisés e a Segunda, como Jesus Cristo. É uma Revelação porque mostra a existência e natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo material; desenvolve, completa e explica o que foi dito de forma alegórica por Jesus; dá um sentido à vida e explicação lógica ao sofrimento e dificuldades vivenciadas pelas criaturas e abre um vasto campo de possibilidades de crescimento e dá ao homem a definitiva certeza de sua imortalidade e universalidade. Allan Kardec diz: “Ele (o Espiritismo) é portanto obra do Cristo, que o preside, assim como preside ao que igualmente anunciou: a regeneração que se opera e que prepara o Reino de Deus sobre a terra” – (Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 1, 7).
O que é niilismo. O que se entende por postura niilista da vida?O niilismo é a doutrina do nada. A postura niilista da vida é a maneira imediatista do homem ver a vida, sem a salutar confiança no futuro. A ideia de que a vida se resume entre o nascer e o morrer tem sido a grande razão pela qual a humanidade se mantém no atraso moral. A dúvida sobre o futuro faz com o que o homem concentre seus pensamentos apenas na vida terrena. Sem ideia do porvir, dedica-se inteiramente ao presente, depositando sobre ele todas as suas esperanças de felicidade. Considera os bens terrenos muito preciosos e sua perda causa-lhe pungente dor e sofrimento.
A ideia da nulidade é o mais grave engano da humanidade, o que leva o homem a posturas de extremo egoísmo que tem caracterizado o comportamento em todos os tempos. Com esse pensamento, o homem elaborou seu alicerce em valores transitórios, dando à vida uma importância calcada unicamente na aquisição de riquezas materiais, único bem a que se dispõe adquirir. Tivesse a ideia da consequência danosa desse pensamento para a sociedade e para a edificação de seu Espírito imortal, trataria de rever urgentemente seu ponto de vista. Sem perspectivas de futuro (para o Espírito) todas as suas lutas resumem-se em superar o outro, em contraponto com o verdadeiro objetivo da vida, que é a superação de si mesmo. Como a ideia da vida futura lhe é vaga, e às vezes resume-se apenas a frágeis concepções religiosas ou filosóficas, trata de suprir apenas o presente, esbaldando-se em esforços nas conquistas da matéria, única coisa real e justificável em sua ótica niilista.
Atualmente, temos visto muitos problemas com comunidades carentes e formamos uma Instituição cujo objetivo principal é a filantropia. Atendemos semanalmente diversas famílias, sendo estas de diferentes religiões. Seria prudente entrarmos com a divulgação de nossa doutrina?Existe um equívoco quanto ao que se faz em todo o Brasil em termos de Espiritismo. Por toda parte se pratica apenas assistencialismo. A Doutrina Espírita não veio à humanidade para assistir o homem em suas necessidades materiais. Sua missão principal é a de esclarecer a respeito da verdade em todas as suas consequências. Isso, pouca gente sabe fazer de maneira produtiva.
A assistência social deve ser praticada pelos grupos espíritas, mas como consequência do entendimento de que é preciso fazer alguma coisa para ajudar quem tem fome. Mas, se não ensinarmos aos homens o caminho do Evangelho, quando desencarnarem, permanecerão em trevas. Concluí-se daí, que o verdadeiro alimento é o conhecimento. O verdadeiro espírita não faz apenas filantropia sem ensinar a Doutrina que liberta o Espírito.



                                                                                 Abraços Fraternos


                                                                                  O    AUTOR


Agradecimentos á Daniela Souto pela colaboração.

Nenhum comentário: