.

.

domingo, 9 de novembro de 2014

VIDA ... FLUIDO VITAL




Independentemente da situação em que aqui chegamos, seja em um corpo e mente perfeitos ou limitados por complexas deficiências, a energia que nos envolve chamada vida deve fluir livremente no dia a dia de nossa existência. 


Na vida, tudo tem uma razão de ser ou de acontecer. Nada acontece por acaso ou sem explicação e sentido. Se hoje viemos com saúde perfeita, mas não aproveitamos a oportunidade para evoluir como indivíduos voltados para a prática do bem e do amor fraternal, amanhã poderemos vir com comprometimentos físicos ou mentais que servirão como aprendizados para que não reproduzamos experiências que por intermédio de nossas escolhas pretéritas - pela lei do livre arbítrio -, trouxeram-nos consequências atuais pela lei de causa e efeito. 


Às vezes, contatando com pessoas portadoras de limitações mentais, percebemos em seus semblantes, através de significativa expressão do sorriso ou olhar, o fluir da vida, do aprendizado e da resignação consciente que o momento existencial lhes impôs. A mesma sensação temos quando observamos o portador de limitações físicas, com muita garra, determinação e consciência de sua situação, desafiar a vida com a expressão de seu talento artístico ou profissional. 


A vida é crescimento... é um fluir permanente que leva-nos ao ponto que desejamos chegar, basta-nos para isso, termos a clareza necessária de que certas limitações não são obstáculos intransponíveis, e sim, mais um desafio que a vida costuma oferecer-nos para que possamos lutar pelo objetivo almejado. 

A busca do equilíbrio vital, baseado no desenvolvimento harmonioso de energias que nos impulsionam para a expressão de potencialidades ainda latentes em nós, é o principal objetivo do espírito encarnado. No entanto, paradoxalmente, são pelas sucessivas experiências vitais baseadas na energia do desequilíbrio, que retornamos para retomar o nosso crescimento a partir do ponto em que paramos no processo de aprendizagem. 


Liberar conscientemente o fluxo vital através da transparência de nossas atitudes diante da vida e, a partir do ponto onde no passado cortamos essa fluência natural, é um permanente desafio nessa escola de aprendizes em que estamos temporariamente "matriculados". 


São muitos os desvios no caminho do progresso espiritual. O orgulho, o egoísmo, a ambição a qualquer custo, a prepotência e o sentimento de revolta contra os desígnios da vida, entre outras inferioridades inerentes à natureza humana imperfeita, fazem do espírito um ser afastado de seu foco de luz e à deriva na imensidão do universo. 


Contudo, nunca é tarde para resgatarmos a luminosidade desse facho de luz que encontra-se perdido no labirinto de nosso passado-presente. E a vida é a oportunidade que se renova como meio de recuperarmos o tempo perdido com os desvios do caminho evolutivo. 

Abraços  Fraternos


O    AUTOR

Nenhum comentário: