.

.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ESPÍRITAS E EVANGÉLICOS. O que diz o Espiritismo !





"Guardai-vos dos falsos profetas que vêm ter convosco cobertos de peles de ovelha e que por dentro são lobos rapaces. Conhecê-lo-eis pelos seus frutos. Podem colher-se uvas nos espinheiros ou figos nas sarças? 

- Assim, toda árvore boa produz bons frutos e toda árvore má produz maus frutos. - Uma árvore boa não pode produzir frutos maus e uma árvore má não pode produzir frutos bons. 

- Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo. - Conhecê-la-eis, pois, pelos seus frutos. " (Mateus 7:15-20) 

Vemos sempre testemunhos de evangélicos se dizendo ex-espíritas, contando histórias tristes, dizendo que sofriam depressão, eram "dominados por Satanás" e até que tinham problemas financeiros,  como se o Cristo, que dizia não ter nem uma pedra pra encostar a cabeça, tivesse vindo ao mundo para cuidar de coisas materiais. 

O Espiritismo não prega ser a única verdade. Aceitamos qualquer religião que leve a Deus. Mas não podemos aceitar o absurdo de que "Satanás" opera no Espiritismo e que os espíritas são infelizes e acabam no fundo do poço. Pior é que, nessa insistência em  colocar o Espiritismo como obra diabólica que só faz mal as pessoas, inventaram até que Allan Kardec ficou tão perturbado por causa dos "demônios" que teria se suicidado. 
Há um site evangélico que ainda chega a lançar uma calúnia, falando dos grandes homens que surgem no Espiritismo "ministrando ensinos e até apresentando projetos éticos e humanitários, que terminam sempre em destroços.". O único exemplo dado no site é do Dr. Fritz, espírito que se manifestou em vários médiuns, mas nenhum espírita. Mediunidade não é exclusividade do Espiritismo. E o autor do texto, falou uma grande mentira, não podemos crer que por ignorância mas sim por pura má-fé, afirmando que é sempre assim, todos os projetos éticos e humanitários do Espiritismo acabam em destroços. Uma generalização absurda.

Já que seria inútil colocar aqui testemunhos de vários espíritas que conhecemos pessoalmente e que vivem não só a pregar mas a exemplificar o verdadeiro Evangelho, colocarei breves biografias de nomes históricos do Espiritismo, provando que quem diz estas coisas está longe da verdade. Tenho absoluta certeza de que mentem mesmo por má fé. 

Se alguns dos grandes vultos do Espiritismo viveram na pobreza foi porque assim quiseram, já que, seguindo os preceitos do Cristo, foram totalmente voltados para o próximo e não juntaram tesouros na Terra.
E você , já viu algum Pastor  ou Bispo Evangélico abrir mão da riqueza em favor dos menos favorecidos... Viver na humildade como Jesus... Afinal não é o Cristo que eles usam para angariar os recursos necessários "a sua grandiosidade ".

" Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens a dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu. Então vem e segue-me." (Matheus 19:21)

" Bem aventurado vós, os pobres, pois vosso é o reino de Deus" (Lucas 6:20)

"Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos;  nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento. (Mateus 10:8-10). 

Chico Xavier:

Considerado o médium do século e o maior psicógrafo de todos os tempos, nasceu em Pedro Leopoldo, pequena cidade do estado de Minas Gerais, Brasil, no dia 2 de Abril de 1910.  Seu trabalho sempre consistiu na divulgação doutrinária e em tarefas assistenciais, aliadas ao evangélico serviço do esclarecimento e reconforto pessoais aos que o procuram. Os direitos autorais de seus livros publicados, em torno de 340, sempre foram cedidos, gratuitamente, às editoras espíritas ou a quaisquer outras entidades. 

Quanto à fortuna material, desencarnou tão pobre quanto era. Chico era um homem aposentado e recebia somente os proventos de sua aposentadoria. Do ponto de vista espiritual, Chico Xavier era um homem rico: multiplicou os talentos que o Senhor lhe confiou, através de seu trabalho, de sua perseverança e da sua humildade em serviço. 

Com a saúde debilitada, Chico Xavier confirmou a sua condição de um autêntico missionário do Cristo, pois impossibilitado de comparecer às reuniões do Grupo Espírita da Prece, reunia as forças que lhe restavam para continuar, em casa, a tarefa da psicografia. 

Disse semanas antes de morrer: ""Quero morrer num dia em que os brasileiros estiverem alegres, para amenizar a minha perda. Não quero ir embora deixando tristeza nesse povo sofrido e sim, felicidade". 

De fato, desencarnou no dia em que o Brasil estava feliz com a conquista do Penta na Copa do Mundo. 

O médico da família, Eurípides Tahan, afirmou: "Foi uma morte a seu estilo, bem serena, ele nem chegou a sentir dor".  

Marcel Souto Maior, jornalista que não é espírita,  diz o mesmo em seu livro "As Vidas de Chico Xavier": "Chico morreu em casa, como queria, sem dor nem sofrimento".

Diante disso, como insistir, como gostam de fazer, que os médiuns, assim como Saul no Velho Testamento, estão em uma maldição, vão ao fundo do poço e sofrem castigo divino? 

Bezerra de Menezes: 

Nascido no ano de 1831 em Riacho do Sangue, no Ceará. Conhecido por sua dedicação aos mais carentes como o "médico dos pobres", largou o posto de cirurgião-tenente do Exército - lotado no Hospital Central, além de possuir uma famosa clínica com uma clientela rica - para entrar na política. 

O que Bezerra de Menezes recebia da classe abastada no seu consultório no Centro da cidade gastava com os mais pobres, não só clinicando gratuitamente, como dando a eles remédios, roupa, dinheiro, enfim, tudo de que necessitassem. Isso levou a população do bairro de São Cristóvão a pedir que ele a representasse na Câmara Municipal. Vereador eleito pelo Partido Liberal, Bezerra de Menezes enfrentou logo a oposição do líder do Partido Conservador, Hadock Lobo, que pediu a impugnação do seu diploma, sob o argumento de que um militar da ativa não poderia exercer cargo político. Bezerra de Menezes pediu baixa do Exército e, durante vinte anos de 1860 a 1880, ano em que presidiu o Legislativo do Município, foi eleito vereador, deputado geral e indicado para o Senado. 

Como político e jornalista, Bezerra de Menezes, em comícios e artigos, defendeu, entre outras causas, a emancipação dos escravos. Nesse período, lançou o jornal A Reforma, de orientação liberal, e criou a Estrada de Ferro Macaé-Campos, que o enriqueceu, mas acabou falindo, não só por dar tudo que tinha para os pobres, como também pela falta de apoio do Governo Imperial, que não liberou os meios para o desenvolvimento da ferrovia. 

Isso não impediu que continuasse atendendo às massas carentes, já convertido à doutrina espírita, pioneiramente como médico homeopata, até falecer, pobre e amado pelo povo, em abril de 1900. (Fonte: site da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro - http://www.camara.rj.gov.br/acamara/histarte/verhist3.html). Quando político, levantaram-se contra ele, a exemplo do que sucede com todos os políticos honestos, rudes campanhas de injuria, cobrindo seu nome de impropérios entretanto, a prova da pureza de sua alma, deu-a, quando deliberou abandonar a vida publica e dedicar-se aos pobres, repartindo com os necessitados o pouco que possuía. 
Corria sempre ao casebre do pobre onde houvesse um mal a combater, levando ao aflito o conforto de sua palavra de bondade, o recurso da sua profissão de medico e o auxilio da sua bolsa minguada e generosa. O infatigável batalhador, com 63 anos de idade, assumiu a presidência da FEB, cargo que ocupou até 11 de abril de 1900, quando desencarnou, vítima de violento ataque de congestão cerebral. Devido ao seu Espírito caridoso e prestativo, Bezerra de Menezes mereceu o cognome de O Médico dos Pobres . (Fonte: Geae - http://www.geae.inf.br/pt/biografias/bezerra-menezes.php ) Quem dera os políticos evangélicos de hoje fossem como o Dr. Bezerra, grande trabalhador do Cristo.   

Muitas outras biografias poderiam ser aqui colocadas para derrubar a tese de que os espíritas são todos amaldiçoados, derrotados e que "Satanás" age no Espiritismo para "roubar, matar, destruir". Nem todo o ódio,  intolerância, arrogância e afirmações mentirosas do mundo podem apagar da História esses e outros nomes que comprovam que o verdadeiro espírita é acima de tudo verdadeiro Cristão, dedicado aos puros preceitos do Evangelho.

No Evangelho Segundo o Espiritismo: 

- "verdadeiro espírita e verdadeiro cristão são uma só e a mesma coisa, dado que todos quantos praticam a caridade são discípulos de Jesus, sem embargo da seita a que pertençam. Paulo, o apóstolo. (Paris, 1860.)" 

- "4. Bem compreendido, mas sobretudo bem sentido, o Espiritismo leva aos resultados acima expostos, que caracterizam o verdadeiro espírita, como o cristão verdadeiro, pois que um o mesmo é que outro." 

"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más. Enquanto um se contenta com o seu horizonte limitado, outro, que apreende alguma coisa de melhor, se esforça por desligar-se dele e sempre o consegue, se tem firme a vontade." 

Interessante ainda observarmos que os "traidores da causa" (Amauri Pena, Irmãs Fox) é que costumam ter fim trágico, quando, pela lógica dos evangélicos que se declaram "ex-espíritas", deveriam ser abençoados por Deus, felizes tanto quanto eles. 

Por fim, transcrevo aqui o testemunho de Jayme Andrade, um ex-evangélico que se tornou espírita: 

"Por vários anos freqüentei os cultos evangélicos, sem encontrar a solução que buscava para os problemas de ordem espiritual. Comecei a ler obras espíritas e nelas encontrei a resposta adequada aos meus íntimos anseios. Quanto mais lia, mais se robusteciam minhas convicções. Quanto mais suplicava a Deus que me orientasse no rumo da Verdade, mais me pareciam claros  e lógicos os ensinamentos do Espiritismo.

Alguns dos antigos irmãos não pouparam esforços no sentido de reconduzir ao aprisco a ovelha transviada. Só que não havia diálogo possível, pois jamais encontrei algum com paciência bastante para examinar com isenção minhas razões. 

Essa incompreensão é que talvez tenha feito germinar a idéia de uma exposição tendente a situar os princípios doutrinários do Espiritismo em face dos ensinamentos do Cristo e em confronto com as concepções religiosas do Cristianismo ortodoxo." ("O Espiritismo e as Igrejas Reformadas")

Prestem atenção, discriminam o Espiritismo mas o usam como fórmula de manipulação para angariar mais recursos dos seus fiéis..., usam desculpas de manter programação no ar e a arrecadação continua..., usam desculpa de construir novos templos, e como somos informados pela televisão ... devem aluguéis astronômicos em atraso... enfim... só não vendem a própria mãe para ganhar dinheiro, porque talvez não tivesse alguém que á comprasse.
Certa vez encontrei o Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus , bairro Ipanema, Porto Alegre, Rs, comprando azeite de oliva em lata, para depois colocar em vidrinhos e vender aos fiéis como Óleo de Israel, tenha a santa paciência, e ainda querem ter a moral de desqualificar a crença dos outros..., outra vez encontrei o mesmo pastor no mesmo mercado ( seu usual de sempre ) em pleno final de ano com o carrinho repleto de carne e cerveja... brinquei com ele : " E aí pastor... é o dia de servir almoço aos pobres ", dá para notar que o dito cujo não suporta a minha cara... mas fazer o que ? não podemos ser hipócritas e fazer com que nada esta acontecendo... " SER ESPÍRITA , NÃO É SER SUBMISSO E NEM SACO DE PANCADAS... SEJA POR QUEM FOR, E SE FOR O CASO TEMOS QUE REAGIR NA MESMA PROPORÇÃO"

Desculpem a matéria... mas as vezes é necessário uma abordagem mais ríspida.

Abraços Fraternos


O    AUTOR


Nenhum comentário: