.

.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

JESUS FOI CASADO ?


Amados irmãos, nos últimos dias tem tomado conta dos noticiários a imagem de um papiro que insinua que Jesus  foi casado; Vozes do Alem !, publica abaixo matéria tentando esclarecer certas dúvidas que surgiram á esse respeito, tentando colocar a sua posição: Independentemente da condição civil do" Mestre Jesus ", o que vale a pena ser avaliado e seguido por todos é a contribuição ao desenvolvimento moral e espiritual do ser humano nos deixado através de seus exemplos em sua passagem terrena; Á todos uma boa leitura , e que Deus os ilumine em vossas capacidades de raciocínio.



Jesus Foi Casado Com Maria Madalena?


Jesus Foi Casado Com Maria Madalena?
Quero abordar um tema que é visto como um tabu, quase uma heresia por adeptos de religiões cristãs, incluindo os espíritas: Jesus foi casado com Madalena? Sei que Kardec disse que esse, se aconteceu mesmo, teria sido um ato comum da vida de Jesus e portanto, alvo de controvérsias, mas vamos lá...
Inicialmente, Madalena não significa oriunda de Magdala, a cidade de onde Maria Madalena seria, mas sim esse – magdala ou migdal – seria um adjetivo que significava torre, ou seja, uma posição destacada de Maria na comunidade cristã nascente. E a Torre, em culturas antigas e, em particular, a hebréia, tem atributos sagrados, significando na cultura hebréia o simbolo da mulher e da esposa.
Mas, se Maria, a madalena, não era de Magdala, cidade que não existia, de onde ela seria? Existia na antiguidade a tradição Judaica matrimonial e (também de povos vizinhos) de realizar-se um jantar (que ocorreu em Betânia) onde seriam convidados os amigos e parentes.No momento em que todos estivessem a mesa como forma de evidencia que a noiva aceitaria o casamento ela deveria deixar claro que aceitava (As mulheres judias tinham e ate hoje tem o direito de decidir se aceita o homem escolhido por seu pai ou não).
Dar voltas ao redor do noivo, entrelaça-lo com faixas, sentar-se ou deitar-se aos seus pés, eram exemplos da noiva deixar explicito seu sim: Ambos os noivos tendo aceitado um ao outro, começaria a etapa da unção e o oléo especifico de matrimonio seria o Nardo de balsamo, este oléo não era utilizado em qualquer outra cerimonia de unção.Ao fim da unção do noivo, a noiva guardaria o restante do óleo pendurado no pescoço ate o dia de ungir o corpo do seu marido caso este morresse primeiro que ela. E assim foi feito por.... Maria Madalena que ungiu Jesus e lavou os pés dele com os cabelos.(Joao, 12:3)
E em Lucas, sobre a mesma passagem, o autor afirma: "E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um VASO de alabastro com bálsamo;" (Lc 7:37)
Ele chamou de pecadora a esposa de Jesus, por que terá feito isso? Por que queria difama-a? Se a mulher do vaso de alabastro tinha familia, nome, casa, e deixava tudo para ouvir Jesus falar?
E como sabemos, Maria Madalena foi a que passou para a historia, como a mulher pecadora, de má vida, a prostituta. Mas, a identidade da tal Maria permanecia um mistério, ate que Lucas diz: "...Maria, cujo irmão Lázaro se achava enfermo, era a que ungiu o Senhor com BÁLSAMO, e lhe enxugou os pés com os seus cabelos."
Maria, irmã de Lazaro. Ora, é a Maria de Betania, a mesma que parou para escutar Jesus, enquanto sua irmã. Marta, fazia os trabalhos de casa...
Mas, baseado em que dizemos que Jesus se casou se Divaldo chega a dizer que escritores atuais (referindo-se a Dan Brown) coloca Madalena como amante de Jesus - palavras de Divaldo - e que nossa mente sensual e vulgar nao podem conceber o amor sem participaçao do sexo. Fala o orador baiano que a historia nao pode ser julgada pelos padroes de uma epoca, mas ele proprio julga a nossa epoca segundo os padroes dele e nao analisa a historia de um povo - o hebreu - segundo os costumes da epoca historica desse mesmo povo. Vejamos:
Se recordam que Jesus disse que não veio destruir a lei, mas dar-lhe cumprimento? E que Jesus era chamado de Rabi pelos discípulos? "Nos tempos de Jesus, os hebreus consideram o casamento como obediencia ao mandamento, lei, de Deus que diz:'Crescei-vos e multiplicai-vos' 'Não é bom Adão estar só'.
Se Jesus não fosse casado, teria sido ainda mais criticado pelos doutores da lei que se opunham a ele. Não era bem visto um homem solteiro a epoca na sociedade hebreia. Em nenhum momento foi registrado nos escritos cristãos canônicos a desaprovação dos fariseus em relação a isso, como aconteceu no caso de Jesus ter curado no sábado.
"O casamento era uma pratica normal entre os homens judeus, de acordo com as suas pregações ele era um homem bastante inteligente, que ensinava. Naquela epoca era primordial que o homem judeu fosse casado para poder ensinar (ser um rabi). E tambem era normal nao ser mencionado que ele tinha esposa, pois era uma regra geral possuir esposa." Afirma Karen King, da Harvard University.
E por ocasião da morte de Jesus? Quem teria ungido o corpo de Jesus já morto segundo a tradição? A unção do corpo de um homem judeu cabia apenas a esposa e a sua mãe, caso este não fosse casado, isso é fato, e quanto a fato não há argumento, por que então Madalena teria ido ungir Jesus? Sua mãe não era, não há lógica a atitude dela, a não ser que fosse a própria esposa de Jesus ... que direito teria ela ao exigir o corpo de Jesus se não era parente?
Como Kardec disse, esse ato – ser casado ou não, foi um ato comum na vida de Jesus e não um ensinamento moral, mas mesmo como ato comum, as evidencias historicas de costumes de um povo não mentem, embora tenham tentado por todos os meios esconderem-nas, tanto que pintaram Madalena como prostituta e Jesus como celibatário convicto, como se o sexo fosse um pecado mortal.
Lembrando sempre que a Codificação se preocupou com os aspectos morais ensinados e vivenciados por Jesus que, em ultima instancia sao o que importa, mas entre um Jesus solteiro contrario a sua propria historia e cultura etnica e um Jesus inserido num contexto historico-cultural de uma epoca, e que faz isso sem deixar de ensinar e vivenciar moral, fico com o segundo.
Espero mais uma vez ter contribuído com meus irmãos a respeito do assunto hoje abordado,
rogando graças ao mestre jesus por ter nos proporcionado mais esse esclarecimento.

                                                                       Abraços Fraternos

                                                                           O    AUTOR

Nenhum comentário: