.

.

domingo, 6 de novembro de 2016

GRATIDÃO



  Josimar  Fracassi


Uma publicação médica da Universidade de Harvard ( Harvard Mental Health Letter) afirma:  “ Existe  uma forte relação entre gratidão  e  felicidade. A gratidão ajuda as pessoas a serem mais positivas, a aproveitar os bons momentos da vida e a lidar melhor com os problemas. Também melhora a saúde e ajuda a construir relacionamentos mais fortes e mais saudáveis.”

Difícil falar sobre esse tema, mas, tentarei fazer uma ligação lógica entre o que diz a ciência e a Religião sobre o assunto, pois na minha opinião Gratidão esta diretamente ligado a espiritualidade, uma vez que sentimento tão nobre, é uma qualidade que só pode ser sentido por um espírito em fase adiantada de evolução; A ciência afirma e a religião se propõe a explicar.

Diz-se de gratidão: A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém, algo ou alguma que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor, uma intervenção etc.

Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.

A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa ou algo; frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou reciprocar para um favor que fizeram por você. Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida em direção de uma  determinada divindade por alguma forma de auxilio.

E claro que a gratidão não esta simplesmente ligada ao fato de dizermos “Obrigado”, precisamos bem mais do que isso, precisamos ter uma “Atitude, uma conduta de Gratidão”. Assim não vamos achar que as pessoas tem a obrigação de fazer coisas por nós, pois, essa “Atitude ou conduta” também vai nos proteger da inveja e do ressentimento, sentimentos esse  que tiram a nossa paz e a nossa alegria e levam as pessoas a se afastarem.

Além de que, Ser Grato nos traz benefícios físicos, mentais, emocionais e espirituais. Por isso torna-se imprescindível fazermos uso da gratidão no nosso dia a dia, uma vez que além de nos trazer vários benefícios como já mencionei, nos proporciona também um bem estar mental, social e espiritual. Sem falar que moralmente, gratidão combina e se harmoniza perfeitamente com humildade, simplicidade, caridade e solidariedade.

A gratidão a Deus, aos Santos, enfim a todas as divindades é o sentimento mais puro e sagrado para os religiosos de todo o mundo. Devemos sempre ser gratos a quem nos ajudou e nos socorreu em algum período ou momento da nossa vida, principalmente os difíceis. A gratidão é uma das maneiras mais simples - e diretas - para entrarmos em harmonia com as vibrações do alto. Ao expressarmos verdadeiramente nossa gratidão, seja a alguma pessoa específica, seja em oração, sofremos uma mudança de ponto de vista, dando mais atenção ao positivo do que ao negativo, e essa mudança de pensamento faz toda a diferença.

A gratidão, devidamente expressada, gera um sentimento de paz, de alegria e de esperança; Quem a pratica tem que ser com  espontaneidade e de coração, e quem a recebe, tem que ser com humildade e sem pretensão alguma, pois  Chico Xavier já nos dizia que  não devemos cobrar tributos de gratidão". 

A gratidão, segundo Joanna de Ângelis, é resultado de um amadurecimento psicológico. Isso é bem verdade - mas podemos começar a praticar a gratidão agora mesmo, e fazer dela um hábito tão indispensável quanto a higiene diária em nossas vidas.

Sejamos então meus irmãos, maravilhosamente gratos por todas as pessoas que nos fazem ou nos fizeram o bem, por nossos irmãos espirituais que nos auxiliam e nos orientam sob as bençãos do Criador, por todas as coisas boas que possuímos e que vivemos; Sejamos também gratos, como sugere Joanna de Ângelis, por todas as coisas negativas que não nos acontecem, e por último, sejamos também gratos pelas situações difíceis que temos de enfrentar, pois, é através delas que aprendemos, e é através de tais aprendizagens que podemos evoluir mais rapidamente.

                                                                               Abraços fraternais.


                                                                                  O    AUTOR