.

.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO



                              




                 


Acreditar num ser transcendente foi e será sempre o mais marcante da existência do ser humano. Aliás, o ser humano não consegue constituir uma identidade ou etos quando não constrói uma identidade religiosa. Na contemporaneidade surgem com maior força grupos fundamentalistas em todas as instituições religiosas constituídas, sejam monoteístas ou politeístas.

Professar uma fé num ser transcendente não tem nada de anormal. A anomalia consiste em querer que todos professem os mesmos princípios religiosos, e em alguns casos, até exigir que a fé seja acolhida por meio da força e da violência. Não admitir a diversidade de manifestação religiosa é a primeira janela para simpatizar com o fundamentalismo religioso.

O fundamentalismo religioso movimenta-se nos ambientes mais inusitados. Ele está presente nas religiões ou nas organizações de diferentes finalidades. Os fundamentalistas de plantão não conseguem dialogar, não conhecem a sadia dimensão das diferenças.

Para o fundamentalista tudo deve estar padronizado por um conceito único, a vontade de Deus. Tanto no Cristianismo, Judaísmo, Islamismo e outras religiões orientais, existem e existirão sempre pessoas que não conseguem admitir a sadia dimensão das diferenças. Exemplo disso, a turbulenta vivência da religião nos dias atuais na Europa, no Oriente Médio e por que não dizer na América Latina.

Quando se situa Deus como centro de todas as coisas, perde-se a visão periférica da vida. Os fundamentalistas, aqueles que acreditam cega e veementemente que tem um contato direto com Deus, não conseguem enxergar as realidades paralelas nas quais o ser humano se movimenta constantemente.

Nesta visão um tanto monopolista da realidade transcendente não cabe espaço para a razão e a criticidade. Aliás, o fundamentalista sente uma profunda aversão ao pensamento. Para ele, razão e fé estão separados e distantes. Jamais devem dialogar e questionar-se mutuamente.

Para o fundamentalista de plantão todo questionamento é obra do “capeta”. Os dogmas que alicerçam as ideias religiosas fundamentalistas levam a uma consequência nefasta, já que quem não pensa com o padrão estabelecido, fica marginalizado pela maioria. O grande perigo desta compreensão consiste em que quando a razão desaparece da existência humana a barbárie e a brutalidade toma conta do habitat e da ideologia humana.

Razão e fé não devem se contrapor para encontrar um mínimo de “equilíbrio” na percepção humana do transcendente. Quando se absolutiza a fé, cultiva-se o fundamentalismo. Quando se denigre a razão perde-se a criticidade. Quando a razão torna-se senhora da vida humana, alimenta-se a supremacia de uma raça sobre a outra. Quando se alimenta uma fé mágica, perde-se o foco da realidade.

As posturas, anteriormente citadas, além de contraditórias, são altamente contraproducentes. Quando a fé quer explicar todos os mistérios do universo, não passa de ser uma espécie de chantagismo mágico. Assim como, quando a razão quer explicar todos os eventos da vida humana e da natureza, perde-se aquele lampejo de mistério que oferece sentido a dimensão transcendente da vida humana.

O fundamentalismo religioso prega em seus discursos uma forma de suicídio do pensamento. A razão, para eles, jamais pode ser independente. A razão sempre será escrava da fé. A absolutização da fé é o mais marcante do ambiente fundamentalista, já que ninguém se pergunta o porquê das coisas e do porquê da finalidade do livre arbítrio humano. No fundo os fundamentalistas pensam que não é saudável deixar a razão tomar conta dos conceitos humanos. Porque quando se demoniza a razão, todos os pensamentos são “pecaminosos” e até “doentios”.

 O que chama a atenção é a pouca ou quase nenhuma capacidade de diálogo que caracterizam os grupos e pessoas fundamentalistas, como os Muçulmanos ( ISLÂMICOS ) por exemplo... Para com eles, não existe debate sadio, porque já existem ideias e conceitos predeterminados que não são plausíveis de questionamento e devem ser impostos nem que seja através da violência como aconteceu na França , no Jornal Charlie Hebdo ou cometendo as mais variadas atrocidades  "Em Nome do Profeta Maomé", Universalizando a Sua verdade como Unica e Verdadeira.

Como falar de Deus que é um ser transcendente a não ser através da razão e do discurso? Para o fundamentalismo e os que aderem a esta ideia, já está tudo explicado, o ser humano não é regido pelo livre arbítrio e sim pelo inefável destino do descontrole da vontade divina e de seus dirigentes, onde as liberdades de consciência do sujeito desaparecem e a autonomia do ser humano é simplesmente uma opção caduca.

Isto sim que é um perigo para uma sadia convivência do ser humano com seu semelhante. Quem prega “verdades absolutas”, não consegue enxergar a fragilidade humana como ponto de partida, de toda compreensão transcendente. E quem não enxerga a própria fragilidade, não será capaz, em última instância, de integrar no seu convívio existencial os que pensam e agem com outros códigos éticos e morais. O fundamentalismo religioso adormece a dimensão sadia da misericórdia e da compaixão, tão necessária nos dias de hoje.

A liberdade é Fundamental para a evolução Moral e Espiritual do Ser Humano, assumindo o compromisso do Respeito mútuo entre as partes integrantes da sociedade.

Fonte:  VivaSamas.



                                                                Abraços  Fraternos


                                                     
                                                                 Josimar  Fracassi

                                                              Blog Vozes do Alem !
                                            Fraternidade espiritualista Cristã Jorge da Capadócia

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

TRANS-HUMANISNO






Trans-humanismo, pare quem não sabe, é uma corrente filosófica moderna, diz a Wikipedia cultural, de ver o homem e a sociedade como um misto de biológico e tecnológico.

De fato os trans-humanistas já afirmam que nós não somos mais somente humanos, mas um híbrido humano-máquina e que isso, no futuro, vai estar a tal ponto que nós não seremos mais capazes de discernir o homem como o vimos a algum tempo (um ser puramente biológico), mas algo extremamente diferente.

O trans-humanismo estuda os prós e os contras das tecnologias emergentes e os impactos que elas representam em nossas vidas. De fato, imaginem um mundo sem óculos, próteses dentárias, de membros, laptops, celulares etc.! (Alguns prováveis leitores nasceram num mundo sem todas essas coisas, mas hoje está difícil imaginar como se vivia sem isso, não?).

Sobre a questão tecnológica, por si, o Espiritismo aborda o assunto e orienta o caminho: é o trabalho dos séculos que os homens realizam; a evolução precede a moral, mas que esta lhe é consequência, sempre; a nossa maior necessidade atual é de evolução moral (todas passagens de Kardec).

O nobre espírito Joanna de Ângelis, entretanto, vai mais além: "o homem É e DEVE SER considerado sua MENTE".

Dito isto, então, que venham as novas invenções: o Espiritismo não teme a ciência, antes são nas observações positivas e na reflexão racional que se baseia os seus mais belos e caros princípios.

Como será o mundo quando não houver mais a necessidade do sexo para unir as pessoas? Como os novos seres entrarão no mundo? Clonagem?

Em mundos superiores os Espíritos nos contam que a morte não tem nada de pavoroso como na Terra: quando um Espírito quer, liberta-se da matéria e seu corpo é dissolvido, sem os horrores da decomposição. Quando quer, cria um novo corpo para si.
Talvez essas palavras sejam a forma que os Espíritos encontraram de explicar, em 1856, coisas que ainda parecem ficção científica, mas já visualizamos, literalmente no cinema (vide Avatar, de James Cameron): ter tecnologia para se criar um corpo novo, transferir a pessoa (o Espírito? a mente segundo Joanna?) de um corpo a outro! Sabemos, de fato, quais tecnologias os Espíritos usam para nos auxiliar na nossa própria reencarnação atualmente? O corpo, de fato, não é mais que uma máquina, extremamente complexa e engendrada pela Natureza (apelido de Deus?) para servir de morada temporária aos Espíritos?
Para terminar, uma frase dos Espíritos em O Livro dos Espíritos: o corpo nada é, teu Espírito é tudo!


Abraços

Josimar  Fracassi


Referências sobre trans-humanismo:
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/vem-ai-os-trans-humanos-28072009-25.shl (em portugês)
http://en.wikipedia.org/wiki/Transhumanism (em inglês - desculpem mas a Wikipedia em português não está muito confiável ultimamente.)

Agradecimentos á andre Cavalcanti do Sobre espiritismo.



domingo, 11 de janeiro de 2015

O MÉDICO E O FISCAL





O MÉDICO E O FISCAL

- Se possível, acelere um pouco a marcha.

Era o abnegado médico espírita, Dr. Militão Pacheco, que rogava ao amigo que o conduzia por gentileza.

E acrescentava:

- O caso é crupe.

O companheiro ao volante aumentou a velocidade, mas, daí a momentos, um fiscal apitou.

O carro atendeu com dificuldade e, talvez por isso, a motocicleta do guarda sofreu pequeno choque sem conseqüências.

O policial, porém, não estava num dia feliz e o Dr. Pacheco com o amigo receberam uma saraivada de palavrões.

Notando que não reagiam, o funcionário fez-se mais duro e declarou que não se conformava simplesmente com a multa.

Os infratores estavam detidos.

O Dr. Pacheco deu-lhe razão e informou que realmente seguiam com pressa para socorrer um menino sem recursos, rogando, humilde, para que a entrevista com a autoridade superior fosse adiada.

- Se o senhor é médico – disse o interlocutor, com ironia -, deve proceder disciplinadamente, sem sair do regulamento. Para ser franco, se eu pudesse, meteria os dois, agora, no xadrez.

Embora o amigo estivesse rubro de indignação, o Dr. Pacheco, benevolente, fez uma proposta.

O guarda deixaria, por alguns instantes, o veículo, e seguiria com eles no carro, mantendo vigilância.

Depois do socorro ao doentinho, segui-lo-iam para onde quisesse.

Havia tanta humildade na súplica, que o fiscal concordou, conquanto repetisse asperamente os insultos.

- Aceito – exclamou -, e verificarei por mim mesmo. Ando saturado de vigaristas. E creiam que, se estão agindo com mentira, hoje dormirão no Distrito.

A motocicleta foi confiada a um colega de serviço e o homem entrou, seguindo em silêncio.

Rua aqui, esquina acolá, dentro em pouco o carro atingiu modesta residência na Lapa, em S. Paulo.

Os três entram por grande portão e caminham até encontrar esburacado casebre nos fundos.

Mas, ao ver o menino torturado de aflição nos braços de infeliz mulher, o bravo fiscal, com grande assombro dos circunstantes, ficou pálido e com os olhos rasos de água.


O petiz agonizante e a jovem senhora sem recursos eram o seu próprio filhinho e a sua própria esposa que ele havia abandonado dois anos antes…

Waldo Vieira (médium)
Hilário Silva (espírito) Livro: Almas em Desfile



Abraços  Fraternos


O    AUTOR


sábado, 10 de janeiro de 2015

PEGADAS NA AREIA





                                  PEGADAS NA AREIA


 Uma noite eu tive um sonho....
 Sonhei que estava andando na praia com o
Senhor, e através do céu, passavam cenas
da minha vida.
Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia;
um era o meu, e o outro era do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou
diante de nós, olhei para trás, para as
pegadas na areia, e notei que muitas vezes
no caminho da minha vida ,
havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei, também, que isso aconteceu nos
momentos mais difíceis e angustiosos do
meu viver; isso aborreceu-me deveras, e
perguntei:
" Senhor, Tu me disseste que, uma vez que
eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre
comigo, todo o caminho, mas notei que
durante as maiores atribulações do meu
viver havia, na areia dos caminhos da vida,
apenas um par de pegadas.
Não compreendo porque nas horas que eu
mais necessitava de Ti, Tu me deixastes".
O Senhor respondeu:
"Meu precioso filho, Eu te amo e jamais te
deixaria nas horas da tua prova e do teu
sofrimento. Quando viste na areia,
apenas um par de pegadas, foi exatamente aí
que Eu te carreguei nos braços".

- Mary Stevenson-
*Poema escrito em 1936, com direitos autorais recebidos em 1984*

Com esse Poema eu desejo á todos os irmãos um feliz inicio de Ano.


                                                                    Abraços Fraternos


                                                                       O    AUTOR

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

UMA VISÃO ESPIRITUAL DIFERENCIADA DAS FOBIAS E DO PÂNICO







Quero apresentar uma nova visão a respeito das Fobias e do Pânico, bem diferente da visão tradicional de que são doenças, patologias, transtornos, enfim, algo ruim.
Somos um Espírito em um processo de busca da purificação, para que possamos, um dia, vivenciarmos um plano mais elevado, de mais elevação espiritual. Para que isso aconteça é necessário que consigamos, gradativamente, irmos nos libertando do nosso eu, subindo consciencialmente para o Eu.

Todos nós trazemos em nosso Espírito traumas, medos, tristezas, dores, do nosso passado, de outros séculos e isso jaz escondido em nosso Inconsciente. São “impurezas”, que necessitam ser eliminadas para que nosso Espírito vá se “limpando” disso, na sua busca da purificação. Quando chega o momento de nos libertarmos dessas situações, elas começam a aproximar-se da linha divisória que separa o que está escondido do nosso Consciente, a aflorar, para sair lá de dentro, para nos libertarmos delas.

A pessoa começa a sentir os sintomas que vêm lá de dentro do seu Inconsciente, o medo, a angústia, a tristeza, a solidão, a dor, e a isso a Psicologia e a Psiquiatria chamam de Fobia e de Transtorno do Pânico. Por não lidarem com a Reencarnação, os psicólogos e os psiquiatras iniciam uma busca de onde vêm esses sintomas, geralmente infrutífera, na infância ou no passado recente do paciente e o tratamento é constituído de sessões de terapia, de técnicas específicas e de medicamentos químicos, que frequentemente aliviam os sintomas, melhoram a vida das pessoas, mas muito raramente curam realmente.

Nós, que lidamos com a Regressão e que acreditamos na Reencarnação, sabemos que a origem desses quadros, em sua imensa maioria, está em nossas encarnações passadas e se uma situação traumática do passado quer sair de dentro do Inconsciente. E isso é ruim ou bom? É ruim no que a pessoa sente, mas é (potencialmente) bom, se aquilo sair, exonerar-se, se a oportunidade de eliminação for alcançada.
E o que nós, terapeutas, devemos fazer, então? Ajudar o Espírito a realizar essa tarefa, ajudá-lo a libertar-se daquilo, a libertar-se daquele fardo centenário ou milenar.

A Terapia de Regressão é a continuação do trabalho do Dr. Freud, no sentido de investigar o Inconsciente dos pacientes e tratar o material que emerge lá de dentro, só que, mais abertos do que ele percebemos que as situações escondidas, em sua maioria, são de outras épocas, de outros séculos, não de seus antepassados, mas deles mesmos, em outros corpos, em outras personas.

As pessoas que sentem esses sintomas das Fobias e do Pânico devem agradecer por estarem tendo a oportunidade de poderem finalmente se libertar dessas situações traumáticas, desses medos, dessas angústias, mas para que isso aconteça é necessário que, através do auxílio de profissionais sérios, competentes e responsáveis, abram seu Inconsciente e permitam que elas saiam lá de dentro, que sejam exoneradas.

É uma limpeza do Inconsciente, mas é necessário que os terapeutas de regressão respeitem a Lei do Esquecimento, não incentivando o reconhecimento de pessoas no passado dos seus pacientes, para que não agravem os relacionamentos entre Espíritos que Deus aproximou para poderem reconciliar-se, protegidos pelo esquecimento, e que não se atribuam a capacidade de dirigir tão sensível processo, entregando-o ao comando dos Mentores Espirituais das pessoas.

Pacientes de Fobias e de Pânico, aproveitem a oportunidade para se libertarem dessas situações do seu passado, não com medicamentos paliativos, que apenas baixem sua adrenalina e sua dopamina e elevem sua serotonina, mas com a exoneração do material psicogênico que quer sair. Deixem que seu Espírito se limpe desses traumas. Permitam que a Natureza propicie o que ela quer fazer: promover uma Cura.

Espero mais uma vez ter colaborado com os irmãos através do assunto hoje abordado.

                                                                         Abraços Fraternos


                                                                           O    AUTOR

sábado, 3 de janeiro de 2015

O QUADRO





O Quadro
Um homem havia pintado um lindo quadro.
No dia de apresentá-lo ao público, convidou todo mundo para vê-lo.
Compareceram as autoridades do local, fotógrafos, jornalistas, enfim, uma multidão.
Afinal, o pintor além de um grande artista, era também muito famoso.
Chegado o momento, tirou-se o pano que velava o quadro.
Houve caloroso aplauso.
Era uma impressionante figura de Jesus batendo suavemente à porta de uma casa.
O Cristo parecia vivo.
Com ouvido junto à porta, ele parecia querer ouvir se lá dentro alguém respondia.
Houve discurso e elogios.
Todos admiravam aquela obra de arte.
Porém, um curioso observador, achou uma falha no quadro, a porta não tinha fechadura.
E intrigado, foi perguntar ao artista:
– Sua porta não tem fechadura!
– Como fará para abri-la?
– É assim mesmo. Respondeu-lhe o artista.
– Esta é a porta do coração humano, só se abre pelo lado de dentro.


Abraços  Fraternais

Josimar  Fracassi


ORAÇÃO DE ANO NOVO



Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade,
teu é o hoje e o amanhã,
o passado e o futuro.
Ao iniciar mais um ano,
quero te dizer obrigado por tudo aquilo
que recebi de ti.
Obrigado pela vida e pelo amor,
pelas flores, pelo ar e pelo sol,
pela alegria e pela dor,
pelo que foi possível e pelo o que não foi.
Ofereço-te tudo o que fiz neste ano que passou,
o trabalho que pude realizar,
as coisas que passaram pelas minhas mãos
e o que com elas pude construir.
Apresento-te as pessoas
que ao longo destes meses amei,
as amizades novas e os antigos amores.
Os que estão perto de mim
e aqueles que pude ajudar,
os com quem compartilhei a vida,
o trabalho, a dor e a alegria.
Mas também Senhor,
hoje eu quero te pedir perdão.
Perdão pelo tempo perdido,
pelo dinheiro mal gasto,
pela palavra inútil
e o amor desperdiçado.
Perdão pelas obras vazias
e pelo trabalho mal feito,
perdão por viver sem entusiasmo.
Também pela oração que aos poucos fui adiando
e que agora venho apresentar-Te
por todos os meus olvidos,
descuidos e silêncios
novamente Te peço perdão.
Estamos começando um ano novo.
Paro a minha vida diante do novo calendário
que se inicia e
Te apresento estes dias que
somente Tu sabes se chegarei a vivê-los.
Hoje Te peço por mim, meus parentes e amigos,
a paz e a alegria
a fortaleza e a prudência,
a lucidez e a sabedoria.
Quero viver cada dia com otimismo e bondade,
levando a toda parte um coração
cheio de compreensão e paz.
Fecha meus ouvidos a toda falsidade
e meus lábios às palavras mentirosas,
egoístas ou que magoem.
Abre sim, o meu ser a tudo o que é bom.
Que o meu espírito seja repleto de bênçãos
para que eu as derrame por onde passar.
Senhor, a meus amigos e amigas que estão lendo esta
mensagem,
enche-os de sabedoria, paz e amor
e que nossa amizade dure para sempre
em nossos corações.
Enche-me também de bondade e alegria,
para que todas as pessoas que eu encontrar
no meu caminho, possam descobrir em mim
um pouquinho de Ti.
Dá-nos um ano feliz e
ensina-nos a repartir a felicidade.
Amém!


AUTORIA DESCONECIDA

Abraços Fraternos

O    AUTOR