.

.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Existência de Deus.

Conta-se que um velho árabe analfabeto orava com tanto fervor e com tanto carinho, cada noite, que, certa vez, o rico chefe de grande caravana chamou-o à sua presença e lhe perguntou:

- Porque oras com tanta fé?  Como sabes que Deus existe, quando ao menos sabes ler?

O crente fiel respondeu:

- Grande senhor, conheço a existência de Nosso Pai Celeste pelos sinais dele.

- Como assim? - indagou o chefe, admirado.

O servo humilde explicou:

- Quando o senhor recebe uma carta de pessoa ausente, como reconhece quem a escreveu?

-Pela letra.

- Quando o senhor recebe uma jóia, como é que se informa quanto ao autor dela?

Pela marca do ouríves.

O empregado sorriu e acrescentou:
- Quando ouve passos de animais, ao redor da tenda, como sabe, depois, se foi de um carneiro, um cavalo ou um boi?

- Pelos rastros - respondeu o chefe, surpreendido.

Então, o velho crente convidou-o para fora da barraca e, mostrando-lhe o céu, onde a lua brilhava, cercada por multidões de estrelas, exclamou, respeitoso:

- Senhor, aqueles sinais, lá em cima, não podem ser dos homens!

Nesse momento, o orgulhoso caravaneiro, de olhos lacrimósos, ajoelhou-se na areia do deserto e começou a orar também.



Mensagem do livro Pai Nosso (Edição FEB), recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier.

domingo, 26 de junho de 2011

Mensagem de um homem triste. (Meimei)

Passaste por mim com simpatia, mas quando me viste os olhos parados, indagaste em silencio porque vagueio na rua.

Talvez por isso estugaste o passo e, embora te quiseste chamar, a palavra esmoreceu-me na boca.

É possível que tenhas suposto que desistí do trabalho, no entanto, ainda hoge, bati, em vão, de oficina em oficina... Muitos disseram que ultrapassei a idade para ganhar dignamente o meu pão, como se a madureza do corpo fosse condenação à inutilidade, e outros, desconhecendo que vendi minha roupa melhor para aliviar a esposa doente, despediram-me apressados, acreditando-me vagabundo sem profissâo.

Não sei se notaste quando o guarda me arrancou à contemplação da vitríne, a gritar-me palavras duras, qual se eu fosse vulgar mal feitor... Crê, porém, que nem de leve me passou pela mente a idéia do furto; apenas admirava os bolos expostos, recordando os filhinhos a me abraçarem com fome, quando retorno a casa.

Ignoro se observaste as pessoas que me endereçavam gracejos, imaginando-me embreagado, porque eu tremesse encostado ao poste;  afastaram-se todas, com manifesto de desprezo, contudo, não tive coragem de explicar-lhes que não tomo qualquer alimento há três dias.

A ti, porém, que me fitaste sem medo, ouso rogar apoio e cooperação; Agradeço a dádiva que me estendas, no entanto, acima de tudo, em nome do Cristo que dizemos amar, peço me restituas a esperança, a fim de que eu possa honrar, com alegria, o dom de viver. Para isso, basta que te aproximes de mim, sem asco, para que eu saiba, apesar de todo meu infortúnio, qua ainda sou teu irmão.



                                                   Psicografada por Francisco Cândido Xavier.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A dor terapia

Facilmente percebemos que as passoas ao passarem pelas mesmas dificuldades agem de maneira diferente. Uns sofrem mais, outros menos.

Conforme o modo que encaramos a vida terrena, podemos suavisar ou aumentar o amargor das provações. À medida que compreendemos os propósitos da vida, adotamos uma postura diferente em relação às dificuldades.

Em vez de nos queixar, agradecemos a Deus os desafios que nos fazem avançar, pois entendemos que as provas têm por fim exercitar a inteligência, tanto quanto a paciência e a resignação.

Mas o que é ser resignado? Não devemos confundir resignação com acomodação.
Quando fizemos tudo o que foi possivel para modificar uma situação e não conseguimos, então só nos resta esperar, confiando em Deus, até sermos merecedores. Isso é resignação.É estabelecer uma relação de paz com a própria história, com a própria realidade. É não lutar contra as condições que, embóra parecam desfavoraveis, fazem parte de um conjunto de recursos criteriosamente ajustados às necessidades espirituais de cada um.

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo encontramos a sábia recomendação de um espírito Amigo: ´´não vos aflijais, pois, quando sofrerdes``. O que significa que a aflição e a revolta adicionam sofimento ao sofrimento, piorando a situação.

Lacordaire nos alerta que quando o Cristo disse: ´´Bem aventurados os aflitos, o reino dos céus lhes pertence``, não se refiria de modo geral aos que sofrem, visto que sofrem todos que se encontram na terra, quer ocupem tronos , quer jazam sobre a palha. Mas, refiria-se apenas aqueles que sabem sofrer. E saber sofrer é, antes de tudo, compreender as provações.

Emmanuel, também nos ensina que: ´´ Não basta sofrer simplesmente para ascender à gloria espiritual. Indispensável é saber sofrer, extraindo as bençãos de luz que a dor oferece ao coração sequioso de paz``.

A crucificação de Jesus foi um acontecimento que marcou para sempre a humanidade  terrena. No monte denominado Calvário Jesus foi cricificado juntamente com dois ladrões. Cada um dos personagens vivenciou a experiência de uma forma diferente. Omal ladrão, revoltado contra a punição que estava recebendo, pragejava e insultava Jesus. Dimas, o bom ladrão, arrependido dos seus erros, recebia com humildade sua condenação. Apelava a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. Vinícius compara essas três cruzes com as dores do mundo.

A do centro é a dor de amar sem ser amado, nem compreendido. Daquele que cujo crime consistiu em ensinar a Doutrína de amor e bondade. A cruz de Dimas alegoriza a dor do arrependimento, a dor que regenera, que converte e salva. A dor daqueles que cientes das suas imperfeições, enfrentam os sofrimentos e as angustias da existência com resignação e humildade, sem revolta. Aceitando a justiça divina, tiram preciosos ensinamentos das suas provações. No madeiro onde pragejava o mal ladrão, ostenta-se a dor e a  revolta, a dor enfurecida do orgulho vencido, que atribui suas vicissitudes a causas estranhas que não lhe dizem respeito.

Vinícius também compara a dor com o fogo. Seus efeitos podem ser benéficos ou detrutivos. O fogo, na lareira, aquece os lares, dá conforto e bem estar à familia; Na arte culinária, torna os alimentos em condições de serem ingeridos e assimilados.
Mas, o fogo entregue a sí mesmo, sem objetivo definido, sem aplicação inteligente, é o incendio que devasta, destrói e consome. Asim a dor: é benéfica, segundo a maneira que a recebemos e o modo pelo qual a suportamos.



Fonte: Jornal Seara Espírita.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O que dizem os Espíritos Superiores a respeito da religião?

( ... ) Em geral, os espíritos superiores, se a isso nos são solicitados por alguma consideração especial, não se preocupam com essas questões de minúcia, eles se limitam a dizer: Deus é bom e justo; não quer senão o bem; a melhor de todas as religiões é aquela que só ensina o que é conforme à bondade e justiça de Deus; que dá de Deus a maior e a mais sublime idéia, e não o rebaixa emprestando-lhe as fraquezas e as paixões da humanidade; que torna os homens bons e virtuosos e lhes ensina a amarem-se todos como irmãos; que condena todo mal feito ao próximo; que não autoriza a injustiça sob qualquer forma ou pretexto que seja; que nada prescreve de contrário às leis imutáveis da natureza, porque Deus não se pode contradizer; aquelas cujos ministros dão o melhor exemplo de bondade, caridade e moralidade; aquela que procura melhor combater o egoísmo e lisonjear menos o orgulho e a vaidade dos homens; aquela, finalmente, em nome da qual se comete menos mal, porque uma boa religião não pode servir de pretexto a nenhum mal; ela não lhe deve deixar porta alguma aberta, nem diretamente, nem por interpretação. Vede, julgai e escolhei.


                                                        Kardec, Allan.   O que é o Espiritismo. 53 ed. FEB. 2005.
                                                                                    Cap. 1. Terceiro Diálogo: O padre.

domingo, 19 de junho de 2011

Equanimidade

´´(...) O pior mal que lhe possa acontecer nunca será maior do que o seu débito em relação à vida.``



Estamos todos bubmetidos às infaliveis Leis Divinas, que funcionam à nossa revelia, mas nunca com a venacidade com que muitas vezes são aplicadas as falíveis leis humanas.
As vicissitudes da vida nada mais  são do que o retorno, a colheita de nossa sementeira descuidada, tanto nesta quanto nas pretéritas reencarnações. Assim, procede injustamente aquele que clama contra suas dores.

Quando a justiça Divina realiza as cobranças necessárias, tal fato não se dá com caracteristicas punitivas e sim como meio de libertar o espírito calceta das dívidas escabrosas que oneram sua economia espiritual, dificultando-lhe a marcha na direção dos cimos gloriosos da emancipação definitiva. Os momentos das grandes dores são prenuncios de alforria e paz plenas totais...

Há que se recorrer à Oração nesses tempos de transição e despautérios de varias ordens a fim de que possamos obter do Mais Alto não a isenção da pena, mas, o acréscimo de energia necessário à superação do momento angustioso.

O próprio Mestre auturizou-nos a recorrermos a Ele ( Mt.,  11:28 ) todas as vezes que estivéssemos aflitos e fadigados a fim de que nos fosse providenciado o alívio.

Confiemos, pois, na equanimidade das Leis Divinas que tudo corrige para o nosso próprio bem, certos de que quando elas nos alcançam não superam o débito que onera a nossa economia espiritual.

Por tudo isso, os Benfeitores Espirituais responderam ao ínclito Mestre Lionês, o insuperavel Allan Kardec, quando indagados acerca dos paradoxos da vida: ´´Deus é justo``.


                                                                    Rogério Coelho
                                                            Jornal Seara  Espírita

sábado, 18 de junho de 2011

Todos carregamos dentro de nós, um lado criança; Por isso, hoge minha sugestão é esse video da Disney, com certeza você vai gostar, sem falar da mensagem que nos transmite. Bom proveito!  Abraços do Autor!


Exterior e Conteúdo.

Forçoso distinguir sempre o exterior do conteúdo.
 Exterior atende à informação e ao revestimento.
Conteúdo, porém, é substância e vida.

Exterior, em muitas ocasiões, afeta unicamente os olhos.
Conteúdo alcança a reflexão.

Simples lições de cousas aclaram-nos o asserto.

A casa impresiona pelo feitio. O interior, contudo, é que lhe decide o aproveitamento.
A maquina atrai pelo tipo. A engrenagem, todavia, é que lhe revela a função.

Exterior consegue enganar.

Um frasco indicando medicamento é capaz de trazer corrosivo.
Uma bolsa aparentemente inifensiva pode encerrar uma bomba.

Conteúdo, entretanto, fala por sí.
A essência disso ou daquilo é ou não é.
Imperioso considerar ainda que todas as aquisições, conhecidas por fora, somente denotam valor real se filtradas por dentro.

Cultura é patrimônio incorrutível, no entanto apenas vale para a vida, no exemplo de trabalho daquele que a possui.
Titulo profissional tem o crédito apreciado pelo bem que realiza.

Teoria de elevação não vai sem a prática.
Musica é avaliada na execução.

Atendamos, pois, às definições espíritas, que nos traçam deveres imprescritíveis, confessando-nos espíritas e abraçando atitudes espíritas, mas sem esquecer que Espiritismo, na esfera de nossas vidas, em tudo e por tudo, é renovação moral.

                                                                           EMMANUEL


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Confia Sempre (Meimei)

Hoge deixo para a reflexão  dos amigos, uma belissima mensagen de Irma de Castro Rocha, nossa querida Meimei, psicografada por Chico Xavier.


terça-feira, 14 de junho de 2011

Não se apegue a preconceitos

Aceite a vida, as criaturas, tais quais se apresentam.
Cada um e cada circunstância é como é. Se alguma alteração tiver que ser feita, não sera porque voc^é contrario aos acontecimentos e as pessoas, mas porque a Lei de Causa e Efeito se incumbe de recolocar no lugar tudo e todos aqueles que não estão em concordância com seus principios.

Não olhe com indiferença, nem desprezo, nem superioridade para as coisas e pessoas que se apresentem diferentes daquilo que você aprova, mas com compreenção e tolerância, emitindo não sentimentos de censura, mas de amor, para que você se torne, também, colaborador dos bemfeitores espirituais.

Nada conseguirá de bom para você nem para ninguém, se olhar com repugnância as coisas que julga desagradaveis.

Só o pensamento positivo, só a vibração de amor podem ser úteis a quem os emite e a quem os recebe.

Seja, pois, um dínamo de energias positivas para que possa irradiar o bem e o amor em todas as direções, e você sera abençoado por Deus.

Não se apegue a preconceitos tolos e ultrapassados. Seja mais realista e lembre e lembre de que todo o processo transformador é árduo e de difícil compreenção para os sentidos materiais.

Erga seu pensamento ao Alto e de lá ele voltará impregnado da luz divina, que iluminará todos os seus caminhos.

Você será, assim, transformado num foco de luz, e será a própria luz, e Deus o envolverá com o seu manto protetor.

Deus o guarde,  irmão querido,e que a divina sabedoria se expresse por meio de seus atos, pensamentos e sentimentos.
                                                                     Assim  Seja.



                                                                     ESPÍRITO  JACY             

Mensagem ao Amigo!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

A Espiritualidade e os Animais.

Vivemos atualmente uma incognita quanto ao homen e os animais na visão do espíritismo. Alguns pseudos detentores da verdade dizem que animais são apenas animais, outros com uma visão mais humanista enxergam que os animais assim como todos os seres vivos são criação divina portanto portadores de espírito nas suas mais variaveis situações;  Se tudo o que existe é criação de Deus, inclusive o inanimado, o que sobra para os seres vivos, alem do homen, como as plantas, e os animais com sua fragilidade , e sua disposição de nos proporcionar carinho e afeto; De onde vem este sentimento que nos é dedicado por esses seres, sem nos pedir nada em troca?; Sera que ´´ algo`` que não tenha espírito possa manifestar tão nobres sentimentos?; Fica aqui um video entitulado: Boneca e Chico Xavier, que com certeza os fara pensar e chegar as suas próprias conclusões.
                                                                    Forte abraço  do Autor!








domingo, 5 de junho de 2011

Alegria. por: Chico Xavier


Presados amigos, hoge compartilho com vocês esta mensagen de Chico Xavier; Pense, reflita, quem sabe essas palavras possam lhe trazer conforto nas penosas horas em que a tristeza tenta se apoçar dos nossos pensamentos: Que Deus nos abençõe!
                                                                         O Autor

quinta-feira, 2 de junho de 2011





´´As doações materiais são de breve duração, Porém aquelas de natureza moral e espiritual são de sabor eterno.``

                                                                           Joana de Ângelis

                                      **********************************************



´´ Não exige de alguém aquilo que esse alguém ainda não pode dar.``

                                                                          Emmanuel

                                  ************************************************

´´(...) O pior mal que lhe possa acontecer, nunca será maior do que o seu débito em relação à vida.``

                                                                        Marco Prisco

                                 ************************************************

´´ Eu permito a todos serem como quiserem, E a mim como DEVO ser.``

                                                                     Chico Xavier

                                ************************************************

´´Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo; Qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.``   

                                                                  Chico Xavier

                         
Espero que estas mensagens possam auxiliar alguém nessa hora, pois sempre é bem vinda uma mensagen de aféto em nossas horas de necessidade.

                                                               Abraços do Autor!

Oração da Serenidade

Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar,  coragem para modificar aquelas que posso, e sabedoria para distinguir umas das outras.



                                        Assim  seja...